"Você tem um amigo em mim..." canta Randy Newman no premiado filme Toy Story. Embora a música se refira à relação entre um garoto e seus brinquedos favoritos, ela poderia se aplicar igualmente a outro personagem icônico da Pixar Animation: Luxo Jr, aquela adorável luminária que vemos pulando ao redor da logo do estúdio.
A combinação de uma base estável com um braço e uma cabeça articulados independentemente pode tornar as luminárias de mesa mais funcionais. Embora o tamanho, posição, brilho, temperatura e a adaptabilidade de todos os itens acima também sejam características importantes, o que você realmente procura em alguém para compartilhar uma mesa, é um amigo. Veja a seguir alguns dos mais simpáticos itens de iluminação para sua escrivaninha.
O bebê: luminária nórdica da Mantra
Com 580 mm de altura, a luminária nórdica se apoia em dois pés abertos como um pássaro recém-nascido em busca de sua mãe. A base larga, o corpo esbelto de madeira e a cabeça superdimensionada se unem em uma composição fofa e infantil. Enquanto isso, uma tela translúcida permite aos pais orgulhosos ver a luz atrás de seus olhos.
A elegante: Coleção Bestlite da Gubi
Com linhas limpas e movimentos descomplicados, a coleção Bestlite representa a elegância refinada. De fato, sua forma remete ao período da Bauhaus em que nasceu, escolhida como a luminária de mesa de Winston Churchill. Mais tarde se uniu as coleções permanentes do V&A e do Design Museum.
A experiente: luminária de mesa com braço articulado da Anglepoise
Luminárias de mesa, no entanto, não podem ser todas atribuídas às Spice Girls. Embora seja indelicado discutir questões de idade, esta icônica luminária de mesa com braço articulado de 90 anos, foi o design que deu início ao movimento. O desenho brilhante da sua forma garante que a força gravitacional do peso da luminária seja neutralizada pelas molas dos braços, tornando sua cabeça fácil de articular.
A Gen-Z: Luminária Eclipse da Steelcase
Representando as exigências de design funcional de um local de trabalho contemporâneo, a luminária Eclipse ajusta simultaneamente o ângulo e o brilho para transformar a luz de trabalho em uma luz de maquiagem, esculpindo de forma versátil as exigências do usuário, imitando a luz natural e reduzindo a sombra. Um apoio para o celular em sua base, completa o design, possibilitando um suporte para uma rápida chamada de vídeo.
A lúdica: Luminária de mesa Z-Bar da Koncept
Com sua instalação inovadora através da mesa, o modelo é perfeito para escrivaninhas com espaço limitado. Os braços longos e esbeltos da Z-Bar se dobram e rotacionam uns nos outros, ou se estendem para ampliar seu alcance. A luminária traz um toque colorido para o espaço de trabalho, e seu acionamento é fácil de controlar com uma operação sensível ao toque.
A descolada: Luminária de mesa CSYS por Jake Dyson Light
A luminária CSYS é uma obra-prima do design: seus braços deslizam suavemente e giram uns sobre os outros através de um sistema de roldanas perfeitamente equilibrado, exigindo pouco mais do que um toque. Enquanto isso, um dissipador de calor de alumínio dissipa o calor de seus oito LEDs, de forma que a luminária articulada mantém sua potência e posição por mais tempo.
A minimalista: LIM Undersurface Light da Haworth
Embora ocupe menos espaço na área de trabalho, as luminárias fixadas na mesa muitas vezes tem uma forma desajeitada e complicada. Com sua alça magnética pivotante, no entanto, a luminária LIM consegue manter tudo escondido de forma limpa, mantendo o aspecto super-minimalista de seu esbelto corpo de alumínio.
A autosuficiente: Joker da Regent Lighting
Com a capacidade de direcionar um caminho, e olhar, a luminária Joker visa enganar da maneira mais útil... fornecendo uma luz de trabalho bem definida e sem ofuscamento na área de trabalho, enquanto se apoia verticalmente ao seu lado. O que significa que a própria luminária pode ficar fora do caminho do usuário.
A oculta: Divisor de estação de trabalho AK2 da De Vorm
Se estamos falando de luminárias com o mínimo impacto na mesa, que tal a divisória de estação de trabalho AK2, com uma luminária embutida oculta? Os painéis acústicos coloridos e lúdicos incorporam o módulo de iluminação LED que se mistura literalmente na composição.
A 'diferente': Luminária Acrobat da Normann Copenhagen
Com um corpo arredondado e uma operação de levitação futurista, quase mágica, a luminária Acrobat se dispõe em qualquer posição ou orientação por meio de ímãs poderosos para se segurar. Sua capacidade de gerar uma luz difusa e omnidirecional pode focar a luz de trabalho perto da superfície ou espalhar uma luz ambiente mais suave acima dela.